Saúde da mulher: 5 dicas para sentir-se bem

06 de March de 2020

Para manter a saúde em dia é necessário mudar alguns hábitos simples da rotina. Cuidados com a saúde, como alimentação, exercício e o estado mental, fazem muita diferença na saúde da mulher e em como você se sente.

 

Separamos 5 dicas que, se colocadas em prática, podem melhorar a saúde mental e física. Continue lendo e confira.

 

Faça exercícios físicos

 

Para manter corpo e mente em equilíbrio, pratique exercícios físicos. A prática aliada a alimentação saudável traz inúmeros benefícios para você sentir-se bem. Faça exercício de 3 a 5 vezes por semana, combinando os cardiorrespiratórios, de perda de peso e resistência. Os exercícios físicos ajudam a previnir doenças cardíacas, osteoporose, câncer e diabetes.

Além de ajudar na saúde mental da mulher.

 

Mantenha uma alimentação saudável

 

Para manter uma alimentação saudável não é preciso se privar totalmente de opções como pizza ou aquele pedaço de bolo, mas sim, manter a harmonia. A palavra-chave para uma alimentação equilibrada é moderação. Nossa orientação é que alimentos como os integrais, frutas, legumes e verduras façam parte do seu cardápio diariamente.

 

Para dar mais energia ao dia a dia, opte por fontes magras de proteína, como peixes, soja e queijo branco. Uma alimentação saudável ajuda a reduzir o risco e previnir doenças cardiovasculares, câncer de mama e osteoporose, doenças que tem como alvo principal, mulheres. Os alimentos ainda ajudam a amenizar os sintomas da menopausa.

 

Cuide do seu coração

 

Esta dica serve tanto para o emocional quanto para o físico. Mulheres costumam se cobrar muito, gerando um estresse desnecessário, pegue leve no seu dia a dia.

O estresse pode acarretar em consequências como doenças cardíacas, depressão e ansiedade. Faça uma avaliação da sua rotina e busque novos hábitos, desta forma conseguirá diminuir o nível de estresse e manter seu dia a dia mais saudável, tranquilo e equilibrado.

 

Previna a osteoporose

 

A deficiência hormonal estrogênica, típica da pós-menopausa, faz com o número de mulheres atingida pela osteoporose seja seis vezes maior do que homens. Desta forma, práticas para a prevenção da doença são tão importantes. A alimentação tem um grande impacto para a prevenção, e deve ser iniciada o quanto antes.

 

Alimentos ricos em cálcio, como verduras de cor escura, leite e derivados, devem ser ingeridos ao longo de toda a vida. A exposição ao sol, por pelo menos 15 minutos diários, antes das 10h da manhã e depois das 16h, também são atitudes que ajudam na prevenção da doença.

 

Planeje uma gestação saudável

 

Para manter a saúde, mesmo durante a gravidez, é importante planejar. Desta forma, é possível preparar a saúde para assegurar o desenvolvimento da gestação com tranquilidade e o nascimento de um bebe saudável.