Dicas para prevenção de lesões esportivas

01 de January de 2020

10 dicas para reduzir o risco de ferimentos:

1- Tempo de descanso: é preciso fazer um planejamento para que a criança tenha pelo menos 1 dia de folga por semana, a partir de um esporte específico, para permitir que o corpo dela se recupere;

2- Usar os equipamentos corretos: os jogadores devem usá-los de forma adequada e estar aptos a usar as proteções tais como protetores (de pescoço, ombro, cotovelo, peito, joelho, canela), capacetes, óculos, etc. Os jovens atletas não devem acreditar que apenas o uso desses itens irá garantir a segurança nas atividades mais perigosas ou de risco, é preciso ter cuidado apesar de ser indispensável a utilização de protetores;

3- Fortalecer os músculos: os exercícios de condicionamento, antes dos jogos e durante a prática esportiva, fortalecem os músculos. Esta musculação deve ser feita sob orientação de um profissional da área; 

4- Aumentar a flexibilidade: os exercícios de alongamento, antes e depois dos jogos ou a prática esportiva, podem aumentar a flexibilidade. Este alongamento deve ser feito sob orientação de um profissional da área;

5- Usar a técnica adequada: os técnicos devem orientar os jogadores sobre a técnica adequada para evitar ferimentos e lesões. Isso deve ser reforçado durante o tempo de jogo;

6- Fazer pausas nos treinos: períodos de descanso durante os treinos e jogos podem reduzir acidentes e prevenir doenças provocadas pelo calor, sol. Lembre-se da importância de beber líquidos para manter-se hidratado;

7- Jogar de forma segura: coloque regras rígidas, não permitindo atitudes que possam machucar os outros jogadores ou a si próprio;

8- Parar a atividade se estiver com dor: esta é a principal regra para evitar lesão na atividade esportiva;

9- Praticar esporte com a temperatura adequada: evite lesões pelo calor, bebendo muitos líquidos antes, durante e após o exercício ou jogo; diminua ou não pratique esportes ou competições durante épocas em que calor estiver elevado ou frio intenso e chuvas;

10- Usar roupas adequadas e leves, além de calçados apropriados para o esporte.

Não se deve esquecer do estresse emocional relacionado ao esporte. A pressão para vencer pode causar significativo estresse emocional para uma criança. Infelizmente, muitos treinadores e pais consideram que ganhar é o aspecto mais importante desse tipo de atividade física.

Os jovens atletas devem ser julgados de acordo com o “espírito esportivo, esforço e trabalho duro. Eles devem ser recompensados ​​pelo esforço em melhorar suas habilidades, em vez de serem punidos, criticados por perder um jogo ou competição. O objetivo principal deve ser o de se divertir e aprender habilidades de atividade física ao longo da vida.

 

Fonte: Instituto Pensi