Ortopedista dá dicas para prevenir lesões nos joelhos ao praticar exercícios

17 de December de 2019

As lesões nos joelhos são constantes em atletas profissionais, principalmente entre os jogadores de futebol, por conta do contato e sobrecarga nessa articulação. Mas os profissionais são preparados para que possam ter alto rendimento com segurança. Diferentemente dos “atletas de fim de semana” que, muitas vezes, exageram na carga da atividade física em busca de resultados mais rápidos, sem o fortalecimento prévio da musculatura.

De acordo com o ortopedista Rene Abdalla do Instituto do Joelho HCor “geralmente são pessoas sem condicionamento físico, algumas acima do peso, que realizam exercícios de forma inadequada com o objetivo de tentar perder peso ou manter a forma física. Porém, esses fatores são os principais causadores de lesões, principalmente nos joelhos, que são muito exigidos em corridas e jogos de futebol, por exemplo”, comenta.

Não é o ideal, mas é possível ser um atleta de fim de semana. “O esportista tem de ficar atento com a série de exercícios praticados e procurar uma opção que melhor se ajuste às suas necessidades”, enfatiza o especialista.

Abaixo, Abdalla sugere algumas recomendações para que a prática esportiva seja prazerosa, segura e, na medida do possível, sem lesões.

Recomendações

Antes de iniciar qualquer atividade física, é preciso fazer um condicionamento físico. É importante estar no peso ideal para a estrutura corporal e fortalecer a musculatura, sempre com acompanhamento de um profissional.

O ritmo deve ser moderado no início e ir aumentando aos poucos. O corpo não está acostumado com exercícios bruscos, pois é uma grande mudança, sem um período adequado para readaptação.

Intercale atividades, por exemplo, corrida com musculação. Isso ajuda a evitar maiores lesões nos joelhos. O ortopedista indica praticar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada diariamente. Dance, leve o cachorro para passear, faça caminhadas. Tudo é válido!

Praticar atividade física somente nos finais de semana é melhor que não fazer nada. No entanto, deve ser realizada de forma moderada, sem excessos que podem aumentar o risco de lesões nos joelhos.

Para quem tem mais de 50 anos, a caminhada é o exercício mais indicado e deve ser feito em local plano. A escolha do tênis é muito importante e deve ter um mecanismo de amortecimento, que tira o impacto do calcanhar e do joelho e, ainda, o transforma em impulso.

Problemas mais comuns

Abusar da atividade física também pode render lesões nos joelhos. É mais comum em frequentadores assíduos de academia ou praticantes de esportes que exigem bom condicionamento físico.

Os praticantes de esportes (geralmente futebol) sofrem mais lesões de menisco e ligamento por traumas. No primeiro caso, o tratamento é sempre cirúrgico e de rápida recuperação (20 dias). Nas lesões de ligamento, o tratamento pode ou não ser cirúrgico, dependendo do caso, e a recuperação leva, em média, de seis a sete meses.

Os não praticantes de esportes geralmente se envolvem em acidentes corriqueiros, como torções em queda. O tratamento pode requerer cirurgia. Há ainda os indivíduos que têm atividade física muito intensa, como bailarinos, que fazem movimentos de repetição. Nesses casos, podem surgir tendinite e lesões de cartilagem.

 

Fonte: Ultra Popular